Turismo

Apresentação Fundada em 1783, Bananal teve seu apogeu em torno do séc XIX, com a produção de café. Grandes fazendas e palacetes urbanos são ainda o testemunho desse período.
Fazem 50 anos, Bananal iniciou novo ciclo produtivo, voltado para o artesanato, com destaque os trabalhos em croche de barbante, a produção de cachaça e doces artesanais sendo que o governo estadual de São Paulo, classificou a cidade de Bananal como Estância Turítica.
Em 1985 o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de São Paulo, CONDEPHAAT, promoveu o tombamento do núcleo urbano da cidade por seu valor histórico e arquitetônico.
Várias sedes de fazendas históricas se adequaram para atender a demanda de visitação e hospedagem.
Situada no sopé da Serra da Bocaína, Bananal possue exuberante patrimônio natural, com cachoeiras, rios, matas, fauna e flora preservados. Trilhas e passeios, dependendo do fôlego, poderão leva-lo a conhecer um pouco da mata Atlântica, de trechos da antiga estrada de ouro e também a aproveitar um banho gelado de rio e cachoeira.

Estação

Solar

Aguiar

Igreja

Matriz

Belíssima

construção

em

taipa

de

pilão,

em

estilo

colonial,

tem

como

padroeiro

Senhor

Bom

jesus

do

Livramento.

Possui

em

seu

interior

rico



COORDENADAS GEOGRÀFICAS
Área: 618,7 KM
População: 10,233
Clima: Tropical
Localização: Extremo leste do estado de São paulo
Topografia: Montonhosa
Ponto mais elevado: 1900M
Hidrografia: rios Bananal, Paca Grande, do Braço, do Turvo, Pirapitinga, Manso, Vermelho, Carioca, Prata e Bocaina.
Acesso: acesso pelas Rod. Br 116 (Km 273), Rod. SP 64 - Rod Sp 68 - Rod. SP 247 com distâncias São Paulo 330 Km, Rio de Janeiro - 153 Km, Barra Mansa - 25Km.

Fazendas

Diversas fazendas abertas a visitação, são exemplo da arquitetura colonial em estilo Neo Clássico. Afrescos, móveis antigos, objetos de uso pessoal das sinhás e antigos utensílios de cozinha podem ser apreciados.


Ferroviária

Inaugurada em 1889, a estação de Bananal é um prédio de excepcional interesse como construção metálica, sendo o único no gênero na América Latina. Importada da Bélgica é toda formada por placas pré moldadas


Valim

Construção do século XIX, de caráter monumental apresenta estilo neoclássico e pinturas murais de Villaronga.


Artesanato

Representado pelo tradicional crochê, que fora introduzido no barbante cru por D. Laurinha desde a década de 70, é encontrado nas diversas lojas da cidade


acervo

Cachoeira do Bracuí
Possui cinco saltos de aproximadamente 150m de extensão. Cai pela serra do mar; deste ponto se pode ver a Baia da Ribeira em Angra dos Reis ou seja, a outra vertente da Serra.
Estação Ecológica
Integrada à rede de Unidade de conservação está situada numa região em que a altitude varia de 1200 a 1900 metros é um centro de pesquisa que recebe grupos de alunos e cientistas em busca de novos conhecimentos. Possui espécies ameaçadas de extinção e raras bromélias.
Para visitação é obrigatório o agendamento.
Email: ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br
07h às 11h - 12 às 16 (todos os dias)
Alambiques
Nossos Alambiques oferecem degustação e noções de todo o processo de transformação da cana-de-açucar em cachaça, rapadura e açúcar mascavo.
Tecnologia do Blogger.