Projeto de recuperação de trecho próximo à ponte da Cerâmica é apresentado e Prefeito determina abertura de licitação.

O Prefeito Jorge da Silva Rodrigues Filho deferiu no dia 13 de abril, pedido de abertura de procedimento licitatório para a execução de serviços de recuperação em trecho da Avenida Cezar Augusto Gonçalves, próximo à ponte "Leopoldo de Souza Breve", no bairro da Cerâmica.

O pedido foi formulado pela Secretaria de Governo após a entrega do projeto pelo setor de engenharia da Prefeitura.

O valor orçado é de pouco mais de R$ 26 mil reais.

Para celeridade do processo, a modalidade de licitação deverá ser por Carta Convite para empresas com capacidade técnica próximas e/ou acostumadas a executar obras em Bananal.

Pelo fato do município estar em Situação de Emergência, poderia até realizar dispensa de  licitação para o início imediato dos trabalhos. Mas optou-se por uma modalidade mais transparente, embora sua tramitação dure em torno de 20 dias.

De execução relativamente simples, com duração prevista entre 5 e 7 dias, os cuidados adotados na execução se voltam para a tubulação da rede de esgoto da Sabesp que passa sob uma das bases da construção que desmoronou. Qualquer interferência indevida poderia ocasionar o rompimento dos tubos e provocar danos ambientais, além de interromper a captação de esgoto da cidade. A Prefeitura já encaminhou ofício à Sabesp solicitando o acompanhamento de equipe técnica da empresa para acompanhar a obra.

Os trabalhos visam a recuperação de 8 m² de calçada e 30 m² de pavimentação englobando serviços preliminares, construção de muro de contenção com sacaria (solo-cimento), aterro e drenagem; reparo de vias e calçadas, incluindo pavimentação asfáltica, além da construção de valetas para a adequada saída de águas pluviais.

Após os reparos, será liberado o trânsito de veículos sobre a ponte que serve à principal via de acesso ao bairro da Cerâmica e outras localidades rurais .